sábado, 8 de setembro de 2012

I AmSTERDAM!!
 
 
Buenas!! Hoje é o início de um dia sem fim... Ou melhor, de um dia com final infeliz!! Vamos começar por partes e assim, explico como eu comecei a odiar AMSTERDAM. Não pela cidade (tá um pouco pela cidade), mas pelas pessoas que frequentam e pelo nosso final infeliz...
 
Acordamos cedo e fomos andar de barco. Tínhamos um bilhete gratuito pelo Card IAMSTERDAM. Na ida eu vi um patinho todo estraçalhado... Parecia que alguém tinha chutado o patinho, pois a noite anterior estava forrada de turistas em busca de sexo, drogas e rock'n'roll... Aquilo me deu uma má impressão de tudo... Uma sujeira, restos de copos de cerveja, de lixo espalhado, bicicletas enferrujadas largadas em tudo quanto era canto... Bicicletas sem bancos... enfim. Parece aqueles carros que as pessoas abandonam no aeroporto e nunca mais voltam para buscar... Não sei se tem alguém que recolhe aquele monte de bicicleta, mas o lugar estava imundo... Cheiro de xixi, gente bêbada caída no chão... ARGHHHHH!!! O ruim é que o monte de bicicleta deixa a cidade feia... Se cada um pegasse e levasse de volta pras suas casas... Acontece que existe o maior estacionamento de bicicletas do mundo. Milhares de bicicletas velhas empilhadas... Viva a reciclagem gente!!
 
Pronto, desabafei...
 
Voltando ao passeio de barco... O passeio leva em torno de 1h15min. Nos rendeu fotos muito bonitas!! Chegamos e fomos lavar roupas na lavanderia.


Passeio de barco!!!


Esse passeio de barco é bem legal! Dá pra tirar várias fotos de vários ângulos. Difícil foi selecionar só algumas para o Blog...


O barco é bem baixo por conta da altura das pontes. Tem bastante gente andando de Caiaque. Em alguns canais não é permitida a passagem dos barcos.


Arquitetura típica. No canto direito tem o mesmo que aqui... Pixação...


A água não é mal cheirosa por conta de algumas limpezas que eles realizam ao longo do ano.


Eles fecham algumas comportas e limpam por partes todos os canais. No verão a limpeza é feita duas vezes. No inverno e nas outras estações, somente uma vez.


Um pouco mais da arquitetura...


Visão mais geral dos edifícios geminados.


Esta é uma kerk. Kerk em Holandês é Igreja. Esta é a Torre de Westerkerk, de Hendrick de Keyser, localizada no bairro de Jordaan. O bairro de Jordaan nasceu com a construção do Grachtengordel (Anel de Canais), na primeira metade do século 17. A área pantanosa a oeste dos canais mais modernos foi reservada aos operários das indústrias expulsas do centro da cidade. Seus canais e ruas estreitas acompanharam o traçado de antigas trilhas e diques de drenagem. Aqui também se instalaram imigrantes vítimas de perseguição religiosa. Conta-se que os refugiados huguenotes chamavam o bairro de "jardin", mais tarde transformado em "Jordaan".
A torre de 85m de altura da Westerkerk ergue-se sobre as ruas do bairro e oferece uma bela vista panorâmica da cidade. Iniciada em 1620, tem a maior nave de todas as igrejas protestantes da Holanda. Historicamente um bairro pobre, nos últimos anos adquiriu uma atmosfera boêmia. Em meio às velhas casas operárias existem lojas que vendem desde roupas e objetos de design a pias velhas, e bares e cafés que no verão se epalham pelas calçadas.


Esta foto mostra uma das curiosidades de Amsterdam: um barco casa. No passeio de barco eles explicam que morar em barco também pagam IPTU, porém existem muitas moradias barco clandestinas, que sempre que a prefeitura aparece, eles acionam o motor e mudar de lugar. É quase como morar em um trailer ou motorhome...


Mais um exemplo de barco-casa.


Esta foto lembra um pouco Veneza, mas o que muda é o fato de que em Amsterdam você anda de carro, barco, e bicicleta. Veneza não entra carro!


Diferença é cheiro. Não tem mal cheiro em Amsterdam. Mas a água não é transparente...


Visão do passeio de barco.


Esta foto já é pertinho do nosso Hostel.


Achei demais!!


Passeio acabando =(


Lindo, não?! Imagina na primavera...


Um dos museus visitados. Amsterdams Historisch Museum. Páteo interno.


Caminho para o Hortus Botanicus
 
Fomos em alguns museus e no Hortus Botanicus! Na sequência fomos ao NEMO!! MUITO LEGAL!! É legal para quem curte ciências e tecnologias. Nos divertimos tanto que queríamos ter ido mais vezes. O Nemo é ótimo para ir com crianças! Se você não sabe o que fazer quando viaja com filhos, vá ao Nemo!! Tem muitos brinquedo interativos.


Próximo ao Plantage - Hortus Botanicus


Palmeira dentro do Hortus. Uma enorme estufa!


Borboletário dentro do Hortus.


Hora do lanche!! É bem legal para quem não tem medo de borboletas, pois elas vêm até você e tem uma mais linda que a outra!
Vou falar um pouco sobre o Plantage:
Plantage é uma parte da cidade que passa despercebida à maioria dos turistas. Seu nome vem do século 17, do parque onde os habitantes passavam horas de lazer. Embora grande parte da área verde tenha desaparecido, ainda há muito o que ver e fazer no local. A maior parte é ocupada pelo ARTIS, complexo zoológico fundado em 1838 que tem mais de 5 mil espécies. Há três estufas de plantas, um planetário, um museu geológico, um aquário e um pequeno museu zoológico. Perto fica o Hortus Botanicus Amsterdam, que começou em 1683, como um pequeno jardim de ervas, e hoje é uma das maiores coleções botânicas do mundo. Em Plantage muitos monumentos celebram a história dos judeus em Amsterdam. O Hollandse Schouwburg já foi teatro e hoje é um memorial aos 104 mil judeus holandeses vítimas da 2ª Guerra Mundiaç. Mais de 60 mil judeus ficaram presos neste local antes de serem deportados para os campos de concentração.


Olha o NEMO aí! Um pouco sobre o Nemo: Em junho de 1997 o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia mudou-se para este edifício curvo que se ergue 30m acima da água. Dividido em cinco áreas temáticas (interatividade, tecnologia, energia, ciência e humanidades), atualizadas a cada 3 anos, o centro apresenta as inovações tecnológicas de maneira a permitir a plena expressão da criatividade do visitante. Pode-se interagir com a realidade virtual, operar modernos equipamentos industriais sob a supervisão de um especialista, utilizar a ciência para produzir uma obra de arte, participar de jogos, experimentos e workshops e assistir palestras e filmes. Abre de terça a domingo das 10h as 17h. Site: www.e-nemo.nl .
 
Saindo do Nemo, fomos buscar nossas roupas limpinhas e voltamos para o hotel. Saímos para jantar e CUIDADO!!! FIQUE LONGE DE PROMOÇÕES DE CARNES EM AMSTERDAM!! Desconfie!! Carne muito barata em restaurante é desova de comida estragada... Passamos mal a noite inteira e o dia seguinte... Quase não deu para pegar o vôo... Esse o último motivo porque odiei Amsterdam... Coma massa em Amsterdam! Ou vai comer no Burguer King ou McDonalds. Pelo menos lá você não passa mal...


Vai um passeio de charrete aí?
 
GASTOS DO DIA:
 
  • Bolinho: 6,50
  • IAmSterdam: 49,00
  • Banana: 1,00 (um euro por uma única banana...)
  • Almoço no Horto: 11,10 (para duas pessoas)
  • Internet: 2,00
  • Internet no Hotel: 1,00
  • Jantar: 34,50 (para duas pessoas passarem muito mal)
  • Lavanderia: 8,00
  • Locker Nemo: 0,50
 
TOTAL DE GASTOS DO DIA: 113,60 EUROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário