terça-feira, 11 de setembro de 2012

AHHHH QUANTA SAUDADE DA ALEMANHA...

Tomamos o melhor café-da-manhã do mundo! Este hotel foi o melhor custo-benefício de toda viagem! Se soubessemos com antecedência que a Alemanha era um país incrível, eu teria modificado toda a viagem em função disso... Quando for planejar uma viagem à Europa, pense muito sobre Berlin. Sempre dou essa dica e sempre me agradecem por isso!!

Nosso pequeno quarto em Berlin... Grand City Hotel Berlin East.

Melhor quarto e melhor hotel de toda a viagem!!

Vista da janela do nosso quarto. Esses prédios foram construídos após a Guerra Mundial. Todas as avenidas foram planejadas para um futuro crescimento da cidade. Você não vê trânsito e tudo funciona. Morro de inveja de Berlin...

No café havia muitos e muitos tipos de pães, frutas, sucos, iogurte, ovos enfim! O melhor e mais completo café-da-manhã! Igual aos nossos cafés do Brasil... Ahhh que saudades da Alemanha...

Pegamos um bonde até a Alexander Platz. Do lado do Hotel passam milhares de linhas de bonde para todos os cantos de Berlin. Da Alexander Platz e fomos andando até o Brandenburger Tor. Logo ao lado tem o Parlamento Alemão e vários monumentos aos judeus mortos no holocausto.

Alexander Platz! Para chegar, desça na estação Alexander Platz! Bem difícil não? Linha Azul da estação U-Bahn

Vai uma salsicha aí? Eis o cachorro quente ambulante! Mas o cachoro quente deles você come o pão sozinho e a salsicha com o molho. O pão é pra você comer o molhinho que sobrou depois da salsicha!

Símbolo de Berlin. Ele está por todas as partes!

Andamos pela Unter den Linden, uma das mais lindas avenidas, mas a Strasse des 17 Juni é perfeita!! Aqui a escala humana é respeitada! Muito se fala de Brasília, mas Brasília foi pensada nos carros. Berlin foi pensada nas pessoas. Você caminha por Berlin como se estivesse no quintal de casa. Você não se sente sufocado por prédios altos e aquela barulheira de automóveis. É tudo plano, arborizado. Quem for para Berlin, saberá o que estou tentando traduzir em palavras a quantidade de beleza dessa cidade incrível.

Potsdamer Platz. Um dos edifícios mais bonitos que já vi. A linha azul da U-Bahn também leva o mesmo nome da praça.

Potsdamer Platz. Tudo o que leva o nome Platz é praça. Meio óbvio... E Strasse é Rua!

Saindo da Potsdamer Platz você se depara com fragmentos do muro de Berlin. Ele conta a história com imagens da época da 2ª GM e quando fomos, tinha dois guardas também contando a história. Acho que eram na verdade guias turísticos fantasiados de polícia...

Eu e o muro... É bem emocionante. Ainda existe toda a linha onde ficava o muro, marcado no chão. Impressionante a extensão do muro.

Um pouco de arquitetura... Andando pela Ebertstrasse em direção ao Brandenburg Tor.

Que calçada da Paulista que nada!! As calçadas em Berlin são gigantescas!! Ainda pela Ebertstrasse... Imagine todas essas árvores bem verdinhas...

Um mapinha mostrando o quão verde é Berlin... Todo esse verde contempla o Tiergarten, o Zoológico de Berlin e Schlosspark Bellevue. No meio desse verde todo corre a Strasse des 17 Juni. Na ponta direita do mapa, seguindo pela Strasse des 17 Juni fica o Brandenburg Tor! Acima fica o Parlamento Alemão.

Esta é uma praça bem diferente. Cada retângulo simboliza um caixão. Monumento em homenagem ao judeus mortos. Cada retângulo tem uma altura diferente e a praça toda sobe e desce. De repente você está no alto, de repente encontra-se escondido sob os retângulos. Praça ao longo da Ebertstrasse.

Caminhando pela Ebertstrasse, em direção ao Brandenburg Tor.

Chegamos ao Brandenburg Tor. No canto esquerdo tem uma bicicleta Chopp! heheheh Você convida seus amigos para dar uma volta por Berlin tomando um chopp. Muito legal!!!

Brandenburg Tor. Localizado na Pariser Platz. Utilizar a linha azul U-Bahn Unter den Linden. Se for de ônibus, pegar o número 100. O Portão de Brandenburgo é o grande símbolo de Berlin. Esta magnífica estrutura neoclássica foi projetada por Carl Gothard Langhans e modelada de acordo com a entrada da Acrópole de Atenas. Construído entre 1788 e 1791, sua decoração só se completou em 1795. Pavilhões emolduram seus vigorosos entablamentos e colunatas dóricas, e os baixos-relevos reratam cenas da mitologia grega. O conjunto é coroado por uma famosa escultura de Johann Gottfried Schadow, a Quadriga - uma carruagem de quatro cavalos. O Portão de Brandenbrugo testemunhou diversos acontecimentos, como paradas militares e manifestações de trabalhadores, e foi o local de nascimento do Reich em 1871. Aqui também hasteou-se a bandeira soviética em 1945. Restaurado entre 1956 e 1958, observou por mais de 30 anos a cidade dividida, até a queda da primeira parte do Muro de Berlin, em 1989. Foi reformado outra vez em 2002.

Carruagem em frente ao Portão de Brandenburgo.

Olha nosso almoço! Carrinho em frente ao Portão de Brandenburgo. Tem muito agito nesse Portão!

Eis o Parlamento Alemão. Saindo do Portão de Brandenburgo em direção a Strasse des 17 Juni, ao lado direito fica o Parlamento Alemão. Não conseguimos entrar pois não sabíamos que deveria ter marcado hora. Reichstag. Fica na Platz der Republik. Estação Unter den Linden. Ônibus 100, 248, 257. Fica aberto diariamente. Mas só funciona com hora marcada. Fecha apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. Tel.: 030-2273-2152.
Construído entre 1884 e 1894 para abrigar o Parlamento Alemão, o Reichstag era o símbolo da unidade nacional e mostrava as aspirações do Império Germânico, declarado em 1871. O projeto neorrenascentista de Paul Wallot captou o predominante espírito otimista alemão. Em 27 de fevereiro de 1933, um incêndio destruiu o salão principal. O prédio foi reconstruído entre 1957 e 1972, e o domo e a maior parte dos ornamentos da fachada foram removidos. Com a reunificação, em dezembro de 1990, o Reichstag foi o primeiro local de encontro para o recém-eleito Bundestag. O último projeto de reconstrução, terminado em 1999, levou a assinatura de Norman Foster e tornou o Reichstag um moderno plenário com domo elíptico.

Em frente ao Reichstag. O domo elíptico bem ao fundo!

Próximo ao Altes Museum tem um monumento belíssimo e emocionante.  É uma mulher com um homem sentado ao seu colo, ambos aguardando seus últimos dias de vida, à espera da câmara de gás. É de arrepiar. Espero que a foto tirada dê alguma sensação do que senti.

Este é o edíficio que mais me surpreendeu... Neue Wache (1816-18), monumento dedicado à memoria das vítimas de guerras e ditaduras. Enorme por fora e por dentro... a imagem abaixo...

O prédio tem um ósculo, uma abertura redonda bem acima da escultura. Não há palavras para descrever o que essa escultura traduz... Chorei sem parar... é de perder a fala... A dor e o sentimento que esta escultura traz é muito forte...
Este monumento fica na Unter den Linden, uma das mais famosas ruas de Berlin. Durante o século 18 tornou-se a principal rua da cidade que crescia para o oeste e, aos poucos, ganhou construções de prestígio como a Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão e a Humboldt Universität.
Desde a reunificação, a Unter den Linden ganhou diversos cafés e restaurantes, assim como lojas novas e elegantes. A rua é também palco de eventos ao ar livre.

Andamos na praça onde fica o Altes Museum e o Berliner Dom e o Pergamonmuseum. Jantamos nesse bairro e comemos uma pizza mega apimentada. Engasguei e perguntei: tem pimenta???? e a garçonete: claro! (como se fosse a coisa mais obvia do mundo...). Portanto, se for comer uma pizza, pergunte antes se tem pimenta ou não!! Esse restaurante fica no lado oposto ao Dom. Ali tem uma grande praça que nos surpreendeu! Estávamos andando em direção ao restaurante e vimos um arbusto se mexendo... Eu gritei: nossa! deve ser um rato!!! E me sai correndo do arbusto um enorme e belo COELHO!!! hauahuahua Tinha uma família de coelhos sob os arbustos!! Muito fofinhos!!

Unter den Linden...

Altes Museum. Não fomos no Altes... Infelizmente... Mas mesmo assim vou escrever o que tem nele! Fica aberto diariamente. Ir pela S-Bahn estação Hackescher Markt. Não é preciso reserva. O prédio deste Museu é uma das estruturas mais bonitas do mundo, com um majestoso pórtico de 87m de altura sustentado por colunas jônicas. A rotunda é decorada com esculturas e rodeada por uma colunata. Inaugurado oficialmente em 1830, o museu foi construído para abrigar o acervo real de arte e antiguidades. Logo após a 2ª GM, o prédio foi usado apenas para exposições temporárias. A partir de 1998, porém, o Altes Museum passou a guardar o Antikensammlung, um belo acervo de antiguidades greco-romanas. Entre as peças mais interessantes da coleção figura um colorido mosaico da Vila de Adriano, que fica perto de Tivoli, e um busto de Péricles, cópia romana da escultura feita por Kresilas que ficava na entrada da Acrópole de Atenas.

Berliner Dom. As fotos ficaram fantásticas com o por do sol... Pena que quando chegamos já estava fechando e não pudemos entrar... Aberto das 9h-20h de segunda a sábado, das 12h-20h aos domingos (outubro a março abre até as 19h). Paga para entrar. Tem missa aos domingos, as 10h e as 18h.
S-Bahn estação Hackescher Markt.

Esta catedral protestante, uma das maiores da Europa, foi construída entre 1747 e 1750 no lugar de uma igreja dominicana. Incorporou a cripta da família Hohenzollern, dinastia que dominou a cidade por quase 500 anos. A atual estrutura neobarroca foi construída entre 1894 a 1905. Uma cúpula interna de 70m  fica próxima ao domo central, de 98m. Após os danos sofridos na 2ª GM, a catedral passou por uma ampla restauração e a sua forma original foi bastante simplificada, o que incluiu a demolição do mausoléu dos Hohenzollern, antes anexado às paredes do lado norte.

Praça em frente ao Berliner Dom. Magnífico por-do-sol...

As calçadas tem uma faixa para ciclistas e as pessoas, por mais que a faixa seja exatamente ao lado da faixa para pedestres, não ultrapassam e nem circulam pela faixa de ciclistas. Tomamos várias buzinadas!! Fiquem atentos e respeitem as regras em Berlin!

Foto tirada atrás do Berliner Dom. É possível fazer passeios de barco pelo rio Spree... Bem atrás do Beliner Dom tem um ponto para embarcação, mas como estava ficando escuro, não fizemos o passeio e fomos jantar no Nikolaiviertel ou uarteirão de São Nicolau. Esta área é procurada tanto por berlinenses quanto por turistas. Algumas das casas mais antigas de Berlin ficavam aqui, mas foram destruídas na 2ª GM. A reconstrução da região, entre 1979 e 1987, foi interessante - embora polêmica - experiência de recriar uma aldeia medieval. Hoje o Nikolaiviertel constitui-se de réplicas de prédios antigos. As ruas estreitas estão repletas de pequenas lojas, cafés, bares e restaurantes, entre eles o famoso Zum Nussbaum, estalagem histórica que ficava na ilha Fischer. O prédio original de 1507 foi destruído e posteriormente reerguido na esquina da Am Nussbaum com a Propststrasse.

Atrás do Berliner Dom... Rio Spree.

Caminhando em direção ao Nikolaiviertel. Em vermelho, a Marienkirche. Foi nessa praça que vimos os coelhos saindo do mato.

Um pouquinho do Quarteirão de São Nicolau. Foi em uma vielinha que paramos para jantar. Esse pedacinho é realmente uma graça! Parece que você está em outro século... Dá uma sensação de paz! Como se ninguém dependesse de carros! É um silêncio muito agradável...

Foto da pizzaria! Restaurante italiano na verdade...

De dentro do restaurante...

Nossa pizza com muito legume e muita, mais muita pimenta!! E para completar... CERVEJA!!!

Na volta ao Hotel, passamos por um supermercado, pois esse foi nosso costume durante toda a viagem, para avaliarmos os custos de cada país. AHHH que saudade da Alemanha! Cervejas por 15 CENTAVOS!!!!! Muitos tipos de cerveja por centavos!! A água custava 1,50 euros... Por isso que alemão ama cerveja!! heheheheh Mas não me importo... Eu moraria fácil em Berlin...

Ahhh que saudades de Berlin...

GASTOS DO DIA:
  • café-da-manhã pra duas pessoas (não faz parte do custo do hotel): 26,00
  • Passe de bonde pra dia todo: 16,90
  • Lanche com salsichas: 3,00
  • Museu: 8,00
  • Pizza apimentada: 31,90 (duas pizzas e muita cerveja)